quinta-feira, 20 de março de 2014

O regresso à casa

Um silêncio 
para mim desconhecido
apodera-se dos objetos da cozinha
tu estás ausente 
e os teus sabores também
descrevo de cor 
uma lista de ingredientes
e pouco sal
as mobílias de madeira 
envernizada
adquiriram um brilho pálido das casas
abandonadas 
ainda ali poderia ainda reeencontrar 
para lá da poalha
o deslizar da volúpia dos teus dedos
por acaso o meu olhar dirige-se
para o lugar 
onde não deverias faltar
e reconheço
a indestrutível dimensão que davas
aos pequenos espaços
as cortinas deixam passar 
agora como dantes
a luz do crepúsculo
que já não te encontra desnuda
perante o meu desejo
vem acompanhada do ruído do tráfego
esse ensurdecedor rumor do sangue venoso
que corre nas ruas da grande cidade
que tu sobrevoavas
com teu olhar de adormecer a dor
e de arrasar a solidão
e fazer tremer as esquinas 
e de fazer sorrir as superfícies espelhadas
tento-te surpreender 
nos teus inconfundíveis
gestos domésticos em que te reconstituo
mas reencontro apenas o ocre do vazio
o percurso de retorno do teu eco 
no aroma familiar já distante 
dos teus beijos cálidos
a pairar apenas na única memória
que ainda torna mais afogueada a respiração
há cabides a mais no guarda-roupa
e lembro-me da bruma volúvel dos tecidos
segunda pele do teu corpo
onde rasgava noites e madrugadas
percorro as divisões 
onde encontro pedaços de ti
um gancho do cabelo do princípio dos tempos
dos nossos tempos
o rubor da cumplicidade das acácias a acenarem 
na janela poente da sala
as tuas mãos em estrela 
no cobre das torneiras em flor do lavatório
em que te observava
ávido das tuas mãos em concha
o recanto onde me cercaste
e me encostaste à parede
e fizemos amor pela última vez
derrubando todos os muros
a casa em silêncio
permanece para que não se quebre
a serenidade do teu rosto
no dia em que partiste
e as palavras que dos teus lábios
saíram mansamente 
falando de uma viagem 
que eu nunca suspeitei
não ter regresso
porque não tinha fim.

Lisboa, 20 de Março de 2014
Carlos Vieira


Sem comentários:

Enviar um comentário