sábado, 29 de março de 2014

O insustentável conhecimento dos animais





 «Aos homens deu Deus uso da razão, e não aos peixes; mas neste caso os homens tinham a razão sem o uso, e os peixes, o uso sem a razão» do capítulo II do Sermão de Santo António aos Peixes?

Fui até à margem do rio
uma galinhola escapuliu-se 
estridente pelo canavial
e todas as minhas reflexões
abandonaram-me loucas
e foram a correr atrás dela
fiquei sentado ao pé mim
contrariando o eu caçador
ancestral quedo sem saber 
o que pensar junto ao rio
que me trazia e me levava
um caudal de recordações
dali a pouco oiço o restolhar
dos pensamentos na feroz 
perseguição e a galinhola 
veio aninhar-se atordoada
aos meus pés enquanto
falávamos eu barbos e bogas
da pesporrência do rouxinol.

Lisboa, 29 de Março de 2014


Carlos Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário