sábado, 21 de julho de 2012

à espera das palavras


I

aqui estou eu

diante da folha branca

camponês frente ao baldio

enquanto espero à sua beira

pelo rio das palavras

o canto livre

dos pássaros inquietos

corre-me nas minhas veias

na respiração das árvores

fico preso na gaiola das ideias



II

aqui fico

de olhar perdido na planície

como um pastor

olhando as palavras tosar a erva

e um lobo a crescer dentro de mim

depois junto-as todas

ponho o texto no bolso

chego ao fim do dia

e na minha cabeça a latejar

o dolente ruminar dos animais

o fulminante silêncio da noite

onde tosquio as ovelhas

e as palavras

uma a uma



III

viajo neste comboio

nesta sucessão de túneis

oiço o riso fresco

das florestas

e das mulheres

conheço os precipícios

sei das assombrações

o meu cérebro

é um deserto atravessado

pelo gemido metálico nos carris

a quietude das passagens de nível

sobre a esquecida estação

a corrente de ar

uma película de poeira

de grãos de areia e palavras

repousa ínfimo

o peso do meu corpo

à espera de vida





IV

navego na profusão do azul

distingo gaivotas distantes

na bruma

palavras que ganharam asas

nas nuvens se confundem

e com a espuma

todo este mar e estas aves

porém de nada me servem

estes círculos

de puros abraços

e tristezas suaves



Lisboa, 21 de Julho de 2012

Carlos Vieira

                                                 "Alone in the field” de autor desconhecido


Sem comentários:

Enviar um comentário