sábado, 19 de abril de 2014

Balada do desempregado

senta-se no chão
ali naquela rua do Poço do Bispo
esfrega bem os olhos
limpa a única lágrima
que lhe escapou
tem nas mãos um papel
esborratado
é para o fundo de desemprego
ainda tem coração
foi sempre um homem de coragem
de desafios
-compreendo, sim! é a crise!
a inexistência de encomendas
os produtos descontinuados
- obrigado pelas palavras!
- o sr. foi um empregado modelo!
só os cobardes é que desistem
não é surdo ou mudo
possui agora toda aquela rua 
e todas as outras da Nação
- compreendo, sim! 
as economias emergentes!
apesar de tudo pensas 
na falta de competividade 
aos cinquenta e cinco anos
tens casa para pagar e família
foste despedido e ainda sonhas
eis uma bela oportunidade 
para mudar de vida
para pensar no futuro
de poder conhecer outro país
é como se tivesses
agora chegado ao mundo 
- compreendes, sim! 
a bolha imobiliária!
o Lehman Brothers! 
a divída pública!
e ainda ter duas mãos
para esconder "as vergonhas"
senta-se no chão 
de uma rua do Poço do Bispo
e esfrega bem os olhos
à vergonha de não poder trabalhar
junta-se a culpa de não ter que comer
que belo serviço foi arranjar
neste ocaso da vida
tem de haver alternativa
à luz do comboio
ao fundo do túnel

Lisboa, 19 de Abril de 2014
Carlos Vieira

As cidades e os campos

Sinto-lhe a falta, daquele dorso escuro da serra matizada de aromas de urzes, deitada, desenrolando na minha frente a lascívia, reinventando os mistérios das grutas e a clarividência súbita das penedias.
No sopé, distribuindo-se pela linha de água, a sombra dos troncos magros das árvores, coroadas de cabeleiras fartas, refresco os pés no arroio com o olhar embaciado nas amoras dos silvados, enquanto a mão ágil evita a voracidade dos espinhos.
O meu olhar embevecido desce pelo esverdeado claro e escuro dos campos mais ou menos abandonados e pelas arestas dos muros de calcário que protegem as culturas das intempéries, forrados de musgos e líquenes.
Poder amar a aritmética dos pomares e os cachos de pequenos sóis, a sinfonia minimal repetitiva e madrugadora dos motores de rega e a alegria das batatas arrancadas, agora por cima da terra fresca.
Memórias do triunfo do sal por cima dos pepinos cortados em quatro talhadas, depois conhecer a audácia e a destreza de subir a árvore e devorar as cerejas. Hoje, ainda alguém sabe cortar uma cana do canavial e fazer uma gaiola para um grilo ou construir uma flauta?
Pouca gente sabia onde se podia atravessar o rio e atalhar caminho em tempo estival, saltando de pedra em pedra sem escorregar, enquanto os pássaros e os pensamentos esvoaçavam, em torno da invulgar proliferação dos insetos e dos pequenos bichos álacres.
Descia a ladeira e as ovelhas tosavam a erva fresca e uma já velha mula ruminava, enquanto me observava sempre curiosa, subia-lhe a garupa e em devaneios, todo os dias, cavalgava um país.
Agora, aqui no meio do tráfego, da rua da urbe, sonho a aldeia, sou habitado desta diferença, sinto a falta do vento, da melancolia das horas onde nada acontece, a eterna presença do limoeiro no quintal, o inconfundível manto do crepúsculo a apagar as casas, os animais nas pastagens, ao longe identifico o espetro dos utensílios rurais.
Vou a correr para o campo reviver o aroma, revisitar nos prados, os grandes penedos e as árvores mitológicas dos caminhos e ao ali chegar, assaltam-me os sonhos dos bancos dos jardins, vêm até mim toda a humanidade dos rostos inquietos na multidão, as tintas queimadas, a ferrugem do ferro forjado das varandas, a diversidade de janelas e portões, onde rostos por vezes espreitam ou são por nós, por vezes vigiados.
Grandiosa é a noite das cidades, na solidão extraordinária das penumbras. Sinto-lhe a falta, dos círculos de luz dos candeeiros na rua e suas efémeras ternuras e pequenas iluminações, do néon dos anúncios sempre apelando a nossa perplexidade e a nossa compreensão.
O ruído de fundo dos automóveis para que seja impossível de todo, a tristeza mais pura e que seja tão mais fecunda a silente solidão. Acrescento aqui, os momentos mágicos do cinema, connosco mesmo, todos os personagens do filme e o ruído da máquina de projeção.
Como se pode viver sem saber articular a ocasião das gruas nos portos, o sussurrar das embarcações, o marulhar das ondas nos cascos e o desgaste destes contra o cais.
A ordem tricolor dos semáforos, a vertigem das passadeiras, a razão dos parqueamentos, o peso dos elevadores, o alerta das campainhas, essa imensa panóplia de estruturas que as cidades nos concedem, para assim podermos aceder a essa ilusão e embuste da moderna democracia do mundo.
Estou aqui ao pé deste pessegueiro e tenho necessidade dos encontros nas esquinas e os perfumes que nos encantam nos passeios, quase sinto nos meus dedos a vertigem dos tecidos, a bissetriz dos olhares, na coincidência das paragens.
Por último, estou sempre a meio caminho, neste avião da poesia que atravessa a tarde e vai ao encontro do alvoroço dos países, sou pois afinal assim por alto, nestes versos de cinto apertado, o resultado desta interceção que me faz sobrevoar o campo e a cidade.

Lisboa, 19 de Abril de 2014
Carlos Vieira

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O córrego

o córrego
já só existe
para mim
no sulco
da poesia 
tento ainda
agora ouvir 
a sua melodia
na noite triste
coincide 
na insónia
dos canos
da água
da companhia
o desengano
vence-me
nem a sede
nem a solidão
é a mesma

Lisboa, 18 de Abril de 2014
Carlos Vieira








Sem palavras I



ladra 
desesperado
de fome 
ou da solidão
no fim do casario
um cão

a coluna de fumo
eleva-se 
de uma chaminé
à espera 
que se legende
a vida
sem horizonte

um pinhal 
esconde
a alma pura
do pinhão
o que está para lá
do abismo
a quem chamam
desconhecido

alguém espera
as palavras
que partiram
destemidas
pela estrada 
de terra batida
que voltem
com pessoas

os melros 
parecem letras 
pretas
gordas
que ficaram
por ali
a debicar
em silêncio

eu fico 
ali da janela
a esquadrinhar
no fim do lugar
anónimo
sobrevivente
a desdenhar
da crença
no princípio 
do mundo 


Lisboa, 18 de Abril de 2014
Carlos Vieira

Tornozelo...

tornozelo
esse osso esquecido
ao articular os teus passos
na feliz coincidência do teu corpo
rumo ao apelo dos meus braços

Lisboa, 18 de Abril de 2014


Carlos Vieira

Eterno retorno III



                                                                           O amor ou é louco ou então não é nada. (Milan Kundera)

do teu corpo 
ficaram
indeléveis 
as frequências
os recantos
a tendência
de decantar
na paisagem
que me cerca
os teus aromas
o pecado 
de conspirar 
nos teus lábios
a ler para mim
no meu tronco
a dedilhar
o deslumbramento
ao despertar 
entre a névoa
do desejo
hoje procuro
rente à pele decifrar
as cicatrizes
que deixaste 
por sarar
regressar a ti
descobrindo
no caminho
os rastos
que fiz sozinho
acompanhado
de estranhos ritmos
e cintilações
que não destrinço
se vindas
do passado
se do futuro
não sei se estou
tão perto 
ou se tu estás 
tão longe assim
ou vice versa
no amor sempre
prevalece 
este equívoco
esta desordem 
do tempo
e da distância
em que tu
és apenas 
tudo aquilo 
que nunca
se esquece

Lisboa, 18 de Abril de 2014
Carlos Vieira



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Coração de quatro folhas

Coração de quatro folhas

I

nesse dia 
a neve caiu 
e tu foste nua
a razão de fogo
que nos despiu

II
em noite de Verão
foste todas 
as fases da lua
instante dourado 
das folhas em dança 
de Outono
nas primeiras chuvas

III
permaneces
latente 
flor de luz
a iluminar
o caminho
que permitiu
lembrar
o rumo 
inexplicável
do coração

IV
o teu rosto 
urgente
é a bússola
que me faz
acreditar
nada estar 
perdido
só de seguir
teu olhar
o sorriso
emergente
de amanhecer


V
ainda
acredito 
no teu cuidado
atento 
à estranha solidão
de um momento
em que me atrevo
e onde leio 
o teu silêncio
onde descobres 
o mar
que se vai quebrar 
de encontro 
ao cego encanto 
onde te perdi

VI
tu que descrevo
e te revelas
nas quatro páginas 
efémeras
de um conto
de um trevo
onde procuro
esquecer-me
de toda a ausência
e desencontro

Lisboa, 17 de Abril de 2014
Carlos Vieira