segunda-feira, 9 de junho de 2014

6 de Junho de 1944



Um rosto de espanto
incrédulo, sem pé,
perante o vazio.

A mão acesa 
com uma granada
essa flor quase animada.

O corpo arrojado
desmembrado, uniforme
rasgado, em mais um dia D.

A praia é um jardim
de minas e arame farpado,
um perfume de sal e pólvora.

A areia juncada de corpos
a apanharem sol, inútil é o efeito protetor
do próprio sangue.

Os soldados chegam 
nas barcaças de braços abertos 
vão abraçar a morte.

Morre gente 
aos milhares pela Democracia
nas praias do dia D e nos outros dias.

Por ti, por mim, por nós
morrem todos os dias na indiferença
parece que foi ontem.

Foi hoje, ontem, foi há muito tempo
e valeu a pena, quem esquece?
quem é que se lembra?

Para que serviu
o fogo de rajada, a baioneta em riste?
E agora calada, e agora calada!

E agora aqui estamos
mais um dia triste de ondas 
de medos e de frio.

Mais uma noite 
de desembarque na praia 
de uma qualquer Normandia.

Lisboa, 6 Junho de 2014
Carlos Vieira



sábado, 7 de junho de 2014

sorriso na penumbra



já tarda
em anoitecer

já a ave 
prolonga
o seu voo

já o amor
não demora
a adormecer

eu vou ficar
aqui sentado
no alpendre

a ave e a lua
vão pousar
no meu colo

a seguir
vou pendurá-las
no cabide

eu irei a tactear
na obscuridade até à cama
seguir o teu perfume

ainda a tempo
de ver o teu sorriso lunar
a desvanecer

Lisboa, 7 de Junho de 2014


Carlos Vieira

cuidado com as palavras



as palavras
menos tímidas
hoje vieram 
comer-me
à mão
se me distraio
diria adeus
ao indicador
todo o cuidado
é pouco
com as palavras
agora 
que já se foram
os anéis.

Lisboa, 7 de Junho de 2014
Carlos Vieira

Crepúsculos A17

há um anúncio
de chuva
no céu de chumbo
nos espelhos
de água 
de arroz

apetecia-lhe
agora
uma fatia
de melancia

arrasta
polígonos
ancestrais 
de nós
com cordas
feitas 
de elos e luas
de palavras
onde tange
a poesia

de fundo
o cheiro putrefacto
das celuloses 
e estrias
de fumo
e uma melancolia azul
impaciente 
de estrelas

ali
tirou 
as galochas
para lavar 
os pés
que viu 
descalços
pela primeira vez

um comboio
eléctrico
suburbano 
curto circuita
a paisagem
embalado
entre dois tons 
de verde
e de verdade

podia ver-te
à janela
invocando
a renovada
serenidade
da tua pose
de perfil

ali ao lado
o frágil encanto
no mesmo tempo
dúctil 
do pergaminho
que emana 
perfume
subtil

e desejo
em branco
incandescente
de percorrer
esta distância
do amor
a tinta permanente

o escritor
fuma
o cachimbo 
da paz
perplexo
interroga
a evolução
no matiz 
da paisagem
e da luz

percebe
a sua ausência
e o teu desassossego
no timbre
dos pássaros

Lisboa, 7 de Junho de 2014

Carlos Vieira

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Comércio da dor


Uma ambulância
esbaforida
e com os pirilampos acesos
sobe aos gritos 
pela rua acima

transportam 
uma dor calada
igualmente desesperada
os transeuntes 

a cidade 
está em convalescença
sofreu cirúrgica intervenção
ainda se encontra
aqui e ali esventrada
ligada à máquina

o país
esse prossegue 
a sua lenta agonia
anémico
abúlico
entre o tratamento
inconsequente
e os efeitos secundários
inconsolável
perante tanta urgência

a sua gente
sem sossego
a precisar de alento
entrega-se 
a essa generalizada
indiferença
a que chamam
morte lenta
destino
fado

eu assisto
a este melancólico
mercado dos sonhos
a preço controlado
à morte 
ao retardador
a este imenso circo
prestigidatação 
anestesia colectiva.


Lisboa, 4 de Junho de 2014
Carlos Vieira

terça-feira, 3 de junho de 2014

Amor impossível II



Deito-me
fecho os olhos
que as raízes
ávidas
me possuam
lentamente
sou eu ainda
sem palavras
que me elevo
ao cimo da terra
nos meus braços
suporto ninhos
e escondo
os pássaros do canto
e invento
os sonhos e os frutos
reconheço o sumo
da tua boca
eu durmo
e sem nada fazer
tu te entregas
no céu
de jogo viciado
e tu me vences
na terra
em campo aberto
numa luta tenaz
entre não ceder
à loucura
sem ficar escravo
da sensatez
sobreviver
a um amor
impossível.

Lisboa, 3 de Junho de 2014

Carlos Vieira

Segredos



Não digo nada
nem quero dizer
sou um poço
sem fundo
que só quer
dar água fresca
nem uma palavra
me irão arrancar
sei o que é 
guardar segredo
só por cima 
do meu cadáver
mas agora 
que me esqueci
por onde vim
secretamente
o que me trouxe
até aqui
incessantemente
busco a chave 
que transforme
o segredo
o testemunho
que dê sentido
à palavra dada
que era para
ser grito de combate
senha de acesso
à construção
da memória
à ingrata missão
de dar vida
secreta e interior
e fazer pulsar 
o sangue que corre
que dá respiração 
à melodia
e aos poemas
e que dando-lhe
também lhes tira
uma estranha 
forma de vida.

Lisboa, 3 de Junho de 2014
Carlos Vieira