sábado, 28 de dezembro de 2013
TESEU SEM MINOTAURO
para o Manuel de Freitas
Como em qualquer labirinto, estas esquinas
apenas garantem que não há certezas
na direcção do futuro. Lisboa
nunca foi como em tempos a sonhei.
E contudo venho aqui em peregrinação
habitual, sem tão-pouco saber que lhe pedir.
Indecisões da fé e da sua alavanca diminuta,
à qual desmesuradamente chamamos coração.
Vitor Nogueira
Restaurante
Leva-me outra vez para a mesma mesa
onde fico de costas para a janela
onde o tempo me esquece
onde nada me toca
o teu gesto protege
o teu corpo separa
a água que me dás
interrompe a memória
Só à porta da rua
o tempo reaparece.
em A Oriente, 1ª edição, Lisboa: Editorial Presença, colecção Forma – 38, 1998, p.12
Nada nem nenhum...
A pele a cores dos mineiros
Toca a sirene
é hora de sair da mina
saem os brancos, os pretos, os amarelos
todos negros
e no fim da vida
pode-se dizer que saem azuis
com crateras de silíca imaculada
nos pulmões.
Lisboa, 27 de Dezembro de 2013
Carlos Vieira
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
Os Poetas Trabalham à Noite
Os poetas trabalham à noite
quando o tempo não urge sobre eles,
quando cala o rumor da multidão
e termina o linchamento das horas.
Os poetas trabalham no escuro
Como falcões noturnos ou rouxinóis
de dulcíssimo canto
e temem por ofender Deus.
Mas os poetas, em seus silêncios
fazem bem mais rumor
Que uma dourada cúpula de estrelas.
Alda Merini
Poema em reconstrução
O vento sopra desalmadamente
folhas de papel, plásticos, ramos voam pelo ar,
na rua larga do poema não fica pedra sobre pedra
vai tudo à frente, as palavras viradas do avesso,
esventradas, no estaleiro em frente, um operário
assobia uma canção familiar.
Lisboa, 27 de Dezembro de 2013
Carlos Vieira
Fahrenheit 451
»Número um: sabe por que livros como este são tão importantes? Porque têm qualidade. E o que significa a palavra qualidade? Para mim significa textura. Este livro tem poros. Tem características. Este livro pode ver-se num microscópio. Encontraria vida por debaixo da lente, a passar numa quantidade infinita. Quantos mais poros mais detalhes verdadeiramente registados de vida por centímetros quadrado encontrar numa folha de papel, mais «literário» será.
Ray Bradbury, Fahrenheit 451
Ray Bradbury, Fahrenheit 451
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