quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mãe de trigo



Trago
das manhãs frias
o gosto antigo
do pão de trigo
a sair do forno
ainda morno
de minha mãe
as mãos macias
a espalhar
a manteiga
e um sorriso
do olhar
tão paciente
e meiga
no levedar
dos sonhos
que levo
comigo.

Lisboa, 2 de Abril de 2014
Carlos Vieira


                                                   Engels Kozlov - Baking Bread 1967

segunda-feira, 31 de março de 2014

My old body




My old body:
a ladder of sunlight,
mercury dust floating through--

My forgivenesses,
how you have learned to love me in my sleep.


-- Jean Valentine
Door in the Mountain: New & Collected Poems 

OS VELHOS IMBECIS



Que pensam eles que aconteceu, os velhos imbecis,
Para os tornar nisto? Acaso lhes parece
Que é mais adulto quando a boca descai e te babas,
E te mijas outra vez, e não recordas
Quem veio esta manhã? Ou que, se pudessem escolher,
Fariam recuar as coisas a quando dançavam toda a noite,
Ou se casaram, ou assentaram praça num Setembro qualquer?
Ou imaginarão que realmente nada se alterou,
E que sempre se comportaram como se fossem aleijados ou inábeis,
Ou ficaram sentados dias a fio de fraco sonhar contínuo
Vendo a luz mudar? Se não o fazem (e não podem), é estranho:
Porque não gritam?
Ao morrer, desfazes-te: os bocados de que eras feito
Apressam-se a separar-se para sempre
Sem ninguém ver. É apenas esquecimento, é verdade:
Sabiamo-lo antes, mas então caminhava-se ainda para o fim,
E todo o tempo era afundado num esforço único
Para fazer desabrochar a flor de mil pétalas
De estar aqui. À próxima não podes fingir
Que haverá algo mais. E são estes os primeiros sinais:
Não saber como, não ouvir quem, perdida
A capacidade de escolha. Pelo aspecto sabe-se que estão acabados:
Cabelos cinza, mãos sapudas, cara enrugada de ameixa seca -
Como conseguem ignorá-lo?
Talvez ser velho seja ter quartos iluminados
Dentro da tua cabeça, e gente neles, representando.
Gente que conheces, mas não sabes nomear: cada um aparece
Como uma profunda perda recuperada, vindo de portas conhecidas,
Pousando um candeeiro, sorrindo de uma escada, tirando
Um livro conhecido das estantes; ou por vezes apenas
Só os quartos, cadeiras e um lume acesso.
O arbusto soprado na janela, ou a pálida
Amizade do sol na parede de algum solitário
Fim de tarde de verão depois da chuva. É aí que eles vivem:
Não aqui e agora, mas onde tudo outrora aconteceu.
É por isso que eles mostram
Um ar de ausência confusa, esforçando-se por estar lá
Já estando aqui. Porque os quartos afastam-se, deixando
Um frio inqualificável, o desgaste constante
De retomar a respiração, e eles curvados sob
A montanha da extinção, os velhos imbecis, sem nunca perceberem
Quão próxima está. Deve ser isto que os mantém calados:
O cume que se avista onde quer que vamos
Para eles é um pequeno monte. Não saberão nunca
O que os arrasta para trás, e como irá acabar? Nem de noite?
Nem quando os estranhos vêm? Nunca, durante
Toda esta odiosa infância invertida? Bom,
Havemos de descobrir.

A dificuldade de viver um grande amor


A dificuldade
de não te saber amar
de não ter estudado
de ser analfabeto
nessa arte maior
de não estar atento
de não o sopesar
de o desconhecer 
quanto te é precioso
qual é o seu valor
de não o reconhecer
ou ser já muito tarde
a inoportuna dificuldade
de se fazer o lugar do amor
e do momento
que exige a humildade
de estar disponível
sempre disponível
de encontrar o gesto
das palavras entarameladas
e ter na mesa e ter os objetos
e tudo ser tão natural
o ângulo escolhido da luz
e da sua intensidade
para que possas cintilar
porque fui desconhecer
os mínimos ingredientes
de um grande amor?
depois é deixar a porta
aberta e ficarmos nós nus
e deixar acontecer
o acto delicado de despir
e o mais sagrado de vestir
saber despojar-nos
dessa vacuidade
que por vezes nos atinge
pelo preconceito de amar
sem compreender
o que devemos fazer
para trazer até nós
os que amamos
e deixar aproximar
os que nos amam
o que devemos dizer?
como os devemos olhar?
quais as palavras
que possam despertar
o fogo e sarar a dor?
e aquelas que podem
perdoar e consentir
a misericórdia
ou viver a glória
de
no amor
sermos sempre vencidos
e vencedores
este é todo o conhecimento
que carrego
isto é tudo
o que possuo meu amor
é tudo para ti
e esta vontade
de te voltar a encantar
desencantando
toda e qualquer forma
de te amar.

Lisboa, 31 de Março de 2014
Carlos Vieira

Fonte de felicidade



Um largo redondo
no meio um lago redondo
e um repuxo de água sem fim
no retângulo da janela
todos os dias os reutilizo
os revejo moldura familiar
que revisito e revejo sem fim
a mesma água às voltas
no mesmo largo redondo
o mesmo lago de sempre
meio cheio ou meio vazio
todos os dias abro a janela
pela primeira vez e hoje
de olhos marejados da alegria
de te reencontrar debaixo
do chuveiro e cresce em mim
extraordinário um repuxo
de felicidade sem preço
nem moedas no fundo do lago.

Lisboa,31 de Março de 2014
Carlos Vieira



                              Imagem de Anita Ekberg em “Dolce Vita” de Federico Fellini

domingo, 30 de março de 2014

Quase poemas de gente

quase poemas de gente

nómada
o sábio dos caminhos 
e das bermas
dos despejos 
sem habitação fixa

sem-abrigo
que não tem habitação
sábio de fissuras 
de pontes 
e caixas de papelão

desempregado
de longa duração
sábio do vazio
da solidão 
e dos tempos 
quase sempre mortos
que perde o pé 
e vai perdendo a mão

jovem à procura 
do primeiro emprego
sábio do nada 
e do vale tudo
e que trabalha 
de borla 
para ganhar
experiência
e ser competitivo
mais um herói
à procura

a mãe solteira
tem extraordinária 
dificuldade
em deixar o filho 
para ir trabalhar 
e em arranjar trabalho 
porque tem um filho
sábia do amor 
das pequenas coisas
e de curta duração

doente terminal
sábio dos cuidados paliativos
e da sua ausência
e de querer que a morte 
venha depressa
sobrevivem na esperança 
de não morrer
como um cão
e dar menos trabalho 
e menos despesa

velho do interior
sábio da desertificação 
sem crianças 
é um facto 
que só dão trabalho
porque não podemos 
ter tudo
em todo o lado
e o interior também 
não faz falta nenhuma
e sempre se pode tirar 
qualquer coisa da terra.


Lisboa, 30 de Março de 2014
Carlos Vieira

sem passado, assalto fotografias

Sem passado, assalto fotografias

alheias e integro-as à memorabilia
mais próxima, que por acaso é a minha.
Me conta a fascinante história da sua vida,
leio num outdoor imaginário, que faria
facilmente do recém-falecido Salinger
o autor dos Minutos de Sabedoria.
A única e burra sabedoria de que somos
capazes é a de ver sumirem os nossos
um a um. Depois do avô, um cachorro,
assim sucessivamente, sem naturalidade alguma.
Cada coisa, tanta gente, para onde caminha
tão frouxo coração? À esquerda de quem entra,
diz meu personal salinger. Vou pra sala
e a sala é um poço. Bem localizado no sofá,
começo a assistir pela undécima vez
a Blade Runner. E cheio de esperança
penso no futuro de milhares de pessoas,
entre as quais, os replicantes.

leonardo gandolfi