quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
domingo, 1 de dezembro de 2013
Aparição
Ali estavas
ao cimo das escadarias
da manhã
como se viesses ver o mar
vestias aquelas jeans
de subir às árvores
de apanhar os frutos
e tinhas duas tranças
uma de cada lado
havia uns segundos
em que ainda encadeada
a tua a mão de pássaro
voava da maçaneta
e pousava no sobrolho
avançavas depois
destemida
um passo atrás do outro
a tua blusa branca
desfraldada
dois seios cúmplices
adivinhavam-se
firmes
seguias
pelo trilho de luz
que os carvalhos
seculares
também dois
também firmes
haviam coado
apenas um rafeiro
a destoar
mordia-lhe as canelas
ladrava
prendia-a à terra
e lhe deu
um pouco de sangue
de ferida
de poesia
e o espectro enrubesceu.
Lisboa, 1 de Dezembro de 2013
Carlos Vieira
Imagem de autor desconhecido
sábado, 30 de novembro de 2013
Pequenas história com um gato de permeio
A apanhar o sol
um gato no telhado,
dentro de casa
afiam-se-lhe as garras.
O gato corre
atrás do novelo
e agora, apanhar
o fio da meada!
O gato enrolado
dormita
sobre o sofá,
agita-se-lhe a cauda.
Entre as pernas
um gato amarelo
distende-se,
ela apenas sorri.
O gato mia
entre o pingo de água
da torneira,
tu espreguiças-te.
O bicho ronrona,
range a porta
na insónia
e olha por ti.
Aqui há gato,
explicar-te-á
o jardim das sombras
mas que sabe ele
do beijo das estrelas ?
Lisboa, 30 de Novembro de 2013
Carlos Vieira
Pintura de autor desconhecido
terça-feira, 26 de novembro de 2013
“E o Porto aqui tão perto”
I
Hoje acordo
e o Porto
sinuoso
insinuante
insinuante
ali por perto
cidade
de recato
de recantos
com epiderme
de granito
e alma
maior
que o socalco.
“Ainda não deu hora nenhuma!" de Fernando Pessoa, pintura de Nadir
Afonso
II
Espera-te
generosa
do tamanho
dos abraços
de todas
de todas
as suas pontes,
a gaiola
mágica
mágica
de S. Luís
replicando
replicando
pardais subtis
metálicos
e a dissonância
dos carris
e das viagens
virá depois
virá depois
a da Arrábida,
emoldura
deslumbrados
salgueiros
acordeões
de neblina
inventam
inventam
o tango
no tráfego
no tráfego
das manhãs.
“Ponte de S. Luís” de Nadir Afonso
III
Entre ambas
espera-te
a silhueta discreta
a silhueta discreta
o amante
improvável
no Cais da Ribeira
tu erecta
um pouco distante
luminosa
articulas
articulas
o inábil instante
quase ao de leve
brejeira
inclina-se o ciúme
do anúncio
Porto Sandeman
do anúncio
Porto Sandeman
e as casas
para te ver passar
já demente
de braço dado.
de braço dado.
“A cidade e os seres” de Nadir Afonso
IV
Espera-vos
à Alfândega
tira o pé
da embraiagem
tira o pé
da embraiagem
tão inquietos
de tanto
contrabando
de desejos
a maresia
a maresia
dos seus cabelos
desgrenhados
acentuando
a afogueada
acentuando
a afogueada
transação de beijos
na Foz
a barra fechada
não resistiu
não resistiu
a um amor subversivo
a resvalar
no cabedal
do banco traseiro
e já ninguém vê nada
entre a lucidez
e a loucura
dos vidros embaciados.
“Os seres e a cidade” de Nadir Afonso
V
No peito
um diadema
de espuma
no mar salgado
se digladia
e cresce o caudal
de todas as terras
das fragas
e brasões
que os viram passar
contra corrente
na margem
em cada
cave uma revolta
a decantar
a cor rubi
da volúpia
e um cálice
de poesia.
contra corrente
na margem
em cada
cave uma revolta
a decantar
a cor rubi
da volúpia
e um cálice
de poesia.
VI
Espera-os
a cidade que recobra
a lucidez
e suavidade de gente
cúmplice
nos arredores do tempo
no refúgio
das linhas direitas
nos arredores do tempo
no refúgio
das linhas direitas
que se fez
inamovível
a bater nas rochas
a vida inteira
a vida inteira
ouve-se murmurar
o seu olhar
insaciável
em Leça da Palmeira
insaciável
em Leça da Palmeira
arrefece
o gin
na Casa de Chá
o gin
na Casa de Chá
enquanto esmorece
o frémito
das gaivotas
incendeia-se
o teu corpo
luzeiro
de uma noite
e de uma cidade
sem fim.
o frémito
das gaivotas
incendeia-se
o teu corpo
luzeiro
de uma noite
e de uma cidade
sem fim.
"A Gaivota" de Nadir Afonso
Lisboa, 25 de Novembro de 2013
Carlos Vieira
sábado, 23 de novembro de 2013
O teu sorriso
Não sei quantos poetas
falaram sobre o teu sorriso
não sei se eu próprio
alguma vez
sobre ele escrevi.
Sem estação
lembro-me dele
e de nenhuma
outra flor
do jardim.
Sei que
quando ele se apaga
um lento crepúsculo
irradia.
Oiço um clarim
sobre a paisagem
e dela emergem
fragmentos de filigrana
e beija-me
o carmesim
dos teus lábios.
Sei da sua permanência
no coração
em lume brando
sei que de mim
me esqueço.
O teu sorriso
sobrevoando
o mundo que anoitece
algures
entre o sândalo
e o jasmim
perfume
que não se esquece.
O teu sorriso
batendo as asas
desfolhando páginas
o epílogo
e o sem fim.
Lisboa, 23 de Novembro de 2013
Carlos Vieira
Bicicletas
Bicicletas
gosto delas assim
com duas rodas
e um selim
sem mãos
no guiador.
Depois pedalar
pedalar
a noite inteira
entre sonhos
de tocar
as estrelas
com as mãos sujas
de óleo
da roda cremalheira.
Lisboa, 23 de Novembro de 2013
Carlos Vieira
Imagem do filme de Jacques Tati, " Mon Velo"
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Desfruto
Foi
na outra semana
ia pela rua
uma mulher
aproximou-se
e sem qualquer razão
ofereceu-me uma romã
tanta semente
tanto pecado
e apenas recordo
no seu olhar
a pureza
de amêndoa.
Lisboa, 22 de Novembro de 2013
Carlos Vieira
Petrus Christus – Retrato de Mulher, por volta de 1470, a óleo
em madeira de carvalho
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